terça-feira, 19 de março de 2013

A Grande Descoberta - Maria Marchi


No ano de 1999 minha família foi  convidada a participar de uma reportagem para a revista “Família Aventura”, publicação da Editora Peixes . Isso implicava em passar um final de semana no litoral norte de São Paulo na praia de Barra do Una desfrutando de experiências como: velejar,mergulhar,pescar, navegar em uma canoa canadense no meio de um santuário ecológico. Tem início aí a minha experiência estética.
Inicialmente não sabíamos o que iríamos encontrar, pois o convite foi inesperado: procuravam uma família que gostasse de praticar esportes. Uma tia próxima nos indicou, pois meus pais são professores de Educação Física e ex-atletas. O esporte e a atividade física em contato com a natureza sempre fizeram parte de nossas vidas. Para nossa família foi um presente desafiador e inusitado: muitas das atividades propostas eram novidades para nós. Somado a isso, o curto espaço de tempo para vivenciar tantas coisas dava um friozinho na barriga.  A partir desse momento me apaixonei ainda mais pela natureza. Navegamos de bote pelo Rio Una, por uma paisagem exuberante.No meio do rio,paramos para um mergulho: a água geladinha e a paz do local me proporcionaram uma sensação maravilhosa. A vegetação e os pássaros enchiam nosso olhar e o coração de alegria. A companhia de meus pais me incentivando a flutuar naquela água macia foi uma experiência muito gostosa.
 Voltando desse passeio fomos direto para a marina do hotel onde embarcamos num veleiro , passando por várias ilhazinhas das redondezas. No dia seguinte, mais aventuras: do píer saltamos para a lancha levando uma cesta com nosso café da manhã. Próxima parada: Montão de Trigo, uma ilha quase deserta habitada apenas por cinquenta  ilhéus que sobrevivem da pesca. Fizemos uma caminhada até um local muito acolhedor, onde nos deliciamos com a paisagem de tirar o fôlego. Lá realizamos também um mergulho em alto mar.  A sensação de conexão que senti permanece em minhas lembranças até hoje: a água salgada, a ilha ao fundo e só nós naquela imensidão  de mar foi tão diferente de tudo que eu já havia experimentado!
Naquele local, um pedaço da mata atlântica permanece preservado tornando a paisagem ainda mais exuberante.
Foi uma viagem incrível tanto pelas experiências quanto pelos aprendizados adquiridos. Apesar de já ter se passado certo tempo, ainda me lembro de muitos detalhes e com certeza é algo que irei carregar comigo ao longo da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário