terça-feira, 19 de março de 2013

Paraíso em guerra - Stefani Eddo


Todo ano vou passar minhas férias de julho no Líbano, o país de origem dos meus pais. Essa viagem é sagrada para minha família, não trocamos por nada! É o momento em que revemos todos nossos familiares e presenciamos momentos maravilhosos. No ano de 2006, houve uma guerra no Líbano e eu e minha família estávamos lá. A guerra travada contra Israel começou uma semana depois de termos chego então não podíamos fazer nada, ninguém havia previsto. Graças a Deus, nós não estávamos na área de perigo que era principalmente Beirut ( capital do pais) e a região Sul, pois minha família vem do norte chamado "Akkar" que quer dizer interior. Porém ninguém podia ficar tranqüilo porque Israel bombardeou todas as pontes do país. Ou seja, não podíamos mais nos locomover, ir ao mercado, sair do país…
Foi ai que o desespero tomou conta da minha mãe, pois meu pai tinha ficado aqui no Brasil e ele não podia fazer nada. Todos os dias, escutávamos os aviões das forcas aéreas de Israel passar por cima de nossas casas, e todos os dias torcíamos para que tudo acabasse, para podermos voltar logo para o Brasil, já que nossas aulas já haviam começado. A guerra só parecia demorar mais e mais, todo dia nos noticiários víamos notícias horríveis, crianças mortas, casas destruídas, famílias separadas e nada disso parecia chegar ao fim. 
Enfim, percebemos que não podíamos mais ficar ali e tínhamos que dar um jeito mesmo que não pudéssemos chegar ao aeroporto. Para voltarmos, tivemos que atravessar a fronteira do Líbano para a Síria e depois de ficar dois dias na casa de conhecidos que nos deram muito apoio pegamos um avião para a Franca para enfim chegarmos ao Brasil.
Mesmo tendo passado por tudo isso, eu não deixo de ir ao Líbano nenhum ano. É o lugar mais maravilhoso do mundo para mim e para minha família, a guerra já acabou porém ainda há muita tensão no pais, desta vez por causa da Síria, já que são vizinhos. O Líbano para mim representa a forca, porque mesmo depois de tantas guerras e conflitos ele sempre se reergue e o povo tem orgulho de fazer parte dessa luta. É um país com praias maravilhosas, monumentos históricos incríveis e festas que conseguem superar as do Brasil. Vale à pena conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário